Alimentos baixos em calorias | Guia das Vitaminas

Estar bem informado sobre os fundamentos pelos quais fazemos tal coisa ou deixamos de fazer tal outra, que é a base de uma boa gestão do nosso próprio bem-estar. Se estamos optando por ter uma dieta em particular, seja para perder peso ou simplesmente manter a forma saudável, é fundamental saber por que o fazemos. Não se trata apenas de seguir uma moda ou ter uma orientação estética que nos impulsione, mas de ser pessoas saudáveis. Por esse motivo, saber quais são os alimentos baixos em calorias, é muito importante, para depois poder escolher dentro desta lista, os que mais gostamos, se for o caso.

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Alimentos baixos em calorias de origem animal

alimentos

  • Peixe. O peixe é uma excelente fonte de proteínas, uma das bases de uma dieta saudável. Por outro lado, tem um aporte calórico baixo, especialmente se comparado com outros alimentos. Responde por 25 % das calorias da carne, com a mesma ingestão diária de proteína. As calorias variam de acordo com o peixe que estamos considerando, mas, basicamente, uma porção de 100 gramas, contribui com menos de 100 calorias. Não podemos esquecer que nos fornece vitaminas do grupo B, e uma interessante quantidade de Ferro.
  • Aves. O frango ou o peru, quando é cozida sem pele ao forno ou cozidos, têm um aporte de calorias muito baixo, com grande quantidade de proteínas. Por cada 100 gramas de peito se fornecem cerca de 100 calorias.
  • Ovos. Os ovos são uma importante fonte de proteínas, dão saciedade e contribuem com 80 calorias por unidade cozida. É importante destacar que essas calorias, 65 estão na ponta, e apenas 15 a clara.
  • Lácteos desnatados. Um copo de leite desnatado fornece apenas 66 calorias, e grande quantidade de vitaminas. Um copo de iogurte sabor natural traz 100 calorias.

Alimentos baixos em calorias de origem vegetal

Alimentos baixos em calorias

  • Os vegetais, em geral, têm um aporte calórico baixo. Alguns em particular, como os espargos (4 aspargos cozidos apenas fornecem 15 calorias) têm um teor tão alto de fibras que dão sensação de saciedade muito em breve, além de facilitar a digestão. Outro exemplo é a cenoura, com a grande quantidade de vitaminas nos proporciona, dá apenas 30 calorias por unidade.
  • As frutas. Com as frutas, o mesmo acontece, em geral fornecem muitas fibras, muitas vitaminas e poucas calorias.
  • Legumes. Uma xícara de lentilhas já cozidas dá umas 200 calorias e muitas fibras, por isso é fundamental a sua presença em uma dieta saudável.

Se a ideia é perder peso, é fundamental seguir algumas orientações importantes, além de ingerir alimentos baixos em calorias. É fundamental não ignorar refeições, pequeno-almoço muito bom, mas, acima de tudo, fazer muita ênfase em proteínas e fibras da dieta. Um café da manhã muito bom tem a metade de proteínas e a outra metade de vegetais e frutas. Desta forma obtêm-se também benefícios secundários, como, por exemplo, um melhor controle da pressão arterial, como descrito no National Center for Biotechnology Information.

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