A fibra e os seus benefícios

benefícios de fibraeu Acho que mais do que alguma vez ouvimos algo sobre a fibra, que é boa, que esta presente em certos alimentos, o que ajuda a saúde, os benefícios da fibra, mas realmente o Que é a fibra?


A fibra é uma substância encontrada em alimentos de origem vegetal. Essas substâncias, no momento em que as consumimos não são absorvidas pelo nosso sistema digestivo e é assim como chegam, tal qual ao nosso intestino grosso.


A fibra não nos fornece calorias ou energia, não obstante sim nos ajuda a regular o trânsito intestinal e a prevenir algumas doenças. Por esta razão é que a fibra tem que estar presente em nossa dieta diária. Recomenda-Se incluir e consumir 20 a 30 gramas de fibra por dia.


Quais são os benefícios da fibra?


Alguns dos efeitos que beneficiam a nossa saúde são:



  • Alimenta a flora bacteriana do intestino, contribuindo para um bom funcionamento deste órgão e prevenindo algumas doenças degenerativas.

  • Retarda a transferência do açúcar no sangue, o que é necessário para controlar os níveis de glicose no sangue.

  • Os alimentos que contêm bons níveis de fibras ajuda a emagrecer, comer menos e ficamos tão satisfeitos que um produto normal, aproveitamos de cuidar e manter um peso saudável.

  • Ajuda-a a levar todo o material que o nosso corpo rejeita e tem que evacuar, evitando desta forma problemas de prisão de ventre.

Quais os alimentos que contêm fibras?


Lembre-se:recomenda-Se ingerir de 20 a 30 gramas diárias de fibra, a fim de que o nosso corpo funcione corretamente. Esta medida equivale a consumir diariamente 3 a 4 fatias de pão integral, uma porção de cereais ricos em fibras no café da manhã, 2 porções de vegetais crus ou pouco cozidos e 3 peças de fruta fresca.



  • Frutas: lembre-se de que recomenda-se consumir 2 a 3 peças de fruta fresca o dia. Lávala bem e cómela com casca.

  • Legumes: o ideal é incluir 2 a diária em algumas de nossas principais refeições. Uma boa ideia para consumi-las é adicioná-las como saladas.

  • Legumes: devemos incluí-las em nossas refeições ao menos 2 vezes por semana, já que são ricas em fibras e proteínas. Algumas podem ser: lentilhas, grão-de-bico, lentilha e feijão, entre outras. Cuidam do nosso peso, ter um baixo aporte calórico.

  • Frutos secos: você pode consumi-los como pequenos lanches, café da manhã junto a cereais ou em saladas.

  • Alimentos integrais: pão de forma, massas e arroz integral. Há cereais, que também contêm fibras e são uma boa opção para integrá-los no café da manhã.

Algumas recomendações ao consumo de fibra



  • Começa aos poucos a integração de fibra para a sua dieta e não faça tudo de uma só vez. De menos a mais.

  • O melhor é obter e consumir a fibra de alimentos que de suplementos.

  • Se você decidir começar a adicionar fibras à sua alimentação habitual recomendamos acompanhá-la com 6 a 8 copos de água diariamente para potencializar seus benefícios e efeitos.

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